Ao Espelho...

quinta-feira, junho 30, 2005

Rumo às estrelas


Da varanda da minha casa vêem-se muitas estrelas. É bom subir e deitar-me lá, simplesmente observando o céu. Sempre gostei. É impressionante, mesmo quando a vida cá por baixo parece mais complicada, sempre consegui olhar para cima e perante aquela imensidão ficar reduzido às coisas essenciais, passando a encarar tudo de outra forma.
Hoje fiquei por ali, "fumando uns sonhos", como diria a minha amiga J.
Lembrei também uma noite passada numa praia, em boa companhia e ao som da viola, contemplando o infinito. Cá por baixo tanta coisa muda num simples piscar de olhos; lá por cima tudo continua em harmonia e o Universo prossegue, como se nada se passasse, alheio aos problemas menores da raça humana. E penso nos universos paralelos e no que nos está reservado. No que me está reservado. Nas pessoas que cruzam a minha vida. E é possível encontrar conforto nas estrelas, que já conheço e me conhecem tão bem. As coisas, as pessoas, adquirem um novo valor, novos contornos. A noite mostra-me os segredos daqueles que penso conhecer.
Porque sou um apaixonado por tentar incessantemente descobrir o que se esconde por detrás do óbvio, do palpável. Mas também porque sou impanciente e não consigo dar tempo para que as coisas aconteçam e acabo por me trair. Porque detesto desperdiçar tempo, porque sei que as nossas vidas não passam de um curto relâmpago no espaço, por isso para quê tanta merda?
Olhem todos para o céu! Vamos juntos tentar descobrir um caminho que nos leve a bom porto, ao essencial de cada um e de todos nós. Porque sozinhos não vamos conseguir...

sexta-feira, junho 24, 2005

Música

Desta vez é que vai ser, vou aprender a tocar.
Até que os dedos doam!

terça-feira, junho 21, 2005

Mãos atadas

Aprisionado. Outra vez. Preso na própria armadilha. Again and again.
Esqueceu que se brincar muito com a fechadura a porta pode abrir-se.
Porque é o fogo contra o gelo e assim é difícil agir. Resta esperar um sinal.
Quando se paga para ver o invisível acaba-se por conseguir enxergar. O que existe e o que não existe.
Porque tudo o que se vê é verdade e o pensamento é mentira. De mãos atadas a um destino que não sabe se é o seu. No meio de duas vidas.

terça-feira, junho 14, 2005

Palhaço

És palhaço e ris...
Nasceste para fazer rir,
e quantas vezes sob a tua máscara
de aparente alegria,
Escondes a tristeza que não importa a ninguém.
E que ninguém entenderia.
Vá palhaço, salta para o círculo
Que te espera!
Salta, pula, dança, ri!
Ri, ri, palhaço, nunca te canses de rir,
Mesmo que as lágrimas borbulhem em teus olhos.
Lágrimas de ansiedade.
Ri sempre, solta uma gargalhada.
Que convença, porque tu nasceste para fazer rir
E ninguém se lembrou
Que, como todos, tens o direito de chorar!

"Vou deixar a vida me levar
p´ra onde ela quiser,
estou no meu lugar,
você já sabe onde é..." Skank

Vou deixar-me ir, onde a vida me quiser levar. Chega de tentar compreender o que não entendo.
Não vale mais a pena fazer muitos planos, o inesperado é o que comanda tudo. Estarei lá quando for preciso
e isso será suficiente. Quando nada esperamos tudo nos sabe bem. Posso estar em qualquer lado e voltar a qualquer hora. Seguir a direcção de uma estrela qualquer. Deixar a sorte me levar!

sexta-feira, junho 03, 2005

Tardes



Fugir para a sombra, abrigar-se do calor. Estado de espírito elevado.
Conversas amenas num clima misterioso. Partilha de pequenos nadas que
sabem tão bem. Tardes quentes, relaxantes, depois do stress semanal...